terça-feira, 25 de agosto de 2015

❂[Resenha]❂ A revolta do inquisidor

A revolta do inquisidor 
Autor: Raphael Prats
Editora: Novo Século 
Páginas: 190
Sinopse: "A Revolta do Inquisidor - Durante os séculos XV, XVI e XVII, o Tribunal da Inquisição perseguiu e condenou inúmeros acadêmicos, cientistas e filósofos que publicaram obras de teor revolucionário no campo da ciência e da religião. Mas se por um lado a poderosa instituição tentava conter a onda das novas ideias, algumas pessoas trabalharam em segredo justamente para que a essência dessas ideias não se perdesse nas chamas da inquisição. Em Florença no ano de 1664, o inquisidor Tommaso inicia sua busca por alguns destes documentos. Arrependido pela sua enorme contribuição ao Tribunal da Inquisição, Tommaso e seu assistente Giancarlo correm contra o tempo para recuperar os arquivos. Agora o inquisidor é procurado pela própria Igreja e conta com a ajuda de amigos para concluir sua missão. O autor descreve com realismo as cidades, cenários, comportamentos e personagens da época, fazendo com que o leitor volte ao século XVII e participe de uma empolgante aventura."

Tenho que dizer que eu tinha uma grande expectativa quando fechei a parceria com o Rapahael e  meio que eu acabei me decepcionado. Demorei até um pouco para fazer a resenha por causa disso, então vamos começar.  Logo inicio vem algumas informações sobre a Inquisição - ou Santa Inquisição foi tribunal criado na Idade Média foi um tribunal religioso que servia para condenar aqueles que eram contra os dogmas pregados pela Igreja Católica.  "Tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus. Eu roguei por ti, para que tu fé não desfaleça, e tu, quanto te converteres, confirma teus irmãos"

Logo nos primeiros capítulos conhecemos um inquisidor já de idade avançada diferente de todos os outros chamado Tommanso que tem um certo interesse por arquivos apreendidos por outros inquisidores que consideraram um perigo para a igreja. Com a ajuda de assistente Giancarlo eles decidem ir atrás desses documentos banidos, eu sinceramente esperava uma aventura épica, mas bem não foi isso que aconteceu. É tudo bem leve, não percebi grandes reviravoltas como eu pensei que teria e se teve não percebi por talvez serem previsíveis.  Até o 'vilão' dá sono.

Por outro lado o que mais me chamou a atenção foi citações de monumentos históricos que depois da leitura acabei pesquisando mais sobre elas e acabei me apaixonando. Outro ponto positivo é como o autores descreve sobre como as pessoas viviam e como eram fáceis de ser manipuladas, coisa que acontece ainda hoje. Eu não diria que este livro é bom e nem ruim ele é mediano.  Recomendo para vocês não garantindo uma aventura, mas sim como uma de história interativa. E para quem já leu: o que você achou? Deixe sua opinião nos comentários.

Nota: 3/5 ✞ ✞ 

5 comentários:

  1. Adorei a resenha, mas tenho que admitir que esse não é geralmente a minha linha literária, quem sabe não dê oportunidade pra essa história no futuro?

    Beijos:)

    http://manhemedaumlivro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Muito boa, vou colocar esse livro na minha lista de leitura (que aumenta mais rápido que eu consigo ler :P)!

    www.rascunhocomcafe.com

    ResponderExcluir
  3. Acho muito legal essa época histórica, já li alguns livros situada nela e sempre gostei, talvez eu goste desse também, vamos ver.
    Gostei da sua resenha

    www.poyozodance.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Nunca vi esse livro hahaha, gostei da resenha (mas, revisa antes de publicar)! :D Boa sorte, sucesso!

    ResponderExcluir